biografia.png

Biografia

Nascida no município de Alenquer, no oeste paraense, a deputada Marinor Brito tem um grande histórico de lutas em favor da educação, do funcionalismo público, dos direitos humanos e do meio ambiente.


Formada na área da educação, Marinor sempre defendeu, dentro e fora da sala de aula, as pautas e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da área. A parlamentar foi fundadora do Sintepp, sindicato de grande atuação para representar os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras da educação paraense.


A atuação parlamentar de Marinor vem de uma longa sucessão de mandatos nas esferas municipal, estadual e federal. Ela representou o município de Belém durante 5 mandatos de vereadora, em 1996, 2000, 2004, 2012 e 2016, quando desenvolveu e aprovou diversas leis, como o programa de poesias nos ônibus, o dia municipal do carimbo, o projeto que fixa o dia 18/05 como o dia municipal de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes em Belém e o dia de luta antimanicomial em nosso município. 


Ela foi senadora do Pará por um ano, de fevereiro a dezembro de 2011, período em que desenvolveu um valioso trabalho como relatora da CPI do tráfico nacional e internacional de pessoas no Brasil.


Marinor foi eleita para o parlamento estadual em 2018 como a deputada mais votada do Pará, com 43.178 votos. Na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, apresentou projetos como o Sistema Estadual de Cultura, o projeto que dispõe sobre o Programa Estadual de enfrentamento ao assédio e à violência política contra as mulheres, além de outro que reserva de vagas de emprego, aprendizagem profissional ou estágio para travestis, mulheres e homens transexuais nas empresas privadas que recebem incentivos fiscais do Pará. Até hoje, Marinor segue sendo voz ativa na defesa dos interesses do povo paraense.